segunda-feira, 3 de novembro de 2008

NG3 – DR3 - Instituições e Modelos Institucionais

Competência e critérios de evidência

Mapear diferentes modelos institucionais de escala local e nacional e reconhecer o seu conteúdo funcional

  1. Sou capaz de identificar diferentes modelos institucionais
  2. Sou capaz de compará-los criticamente
  3. Sou capaz de explorá-los tendo em conta os seus objectivos e finalidades.

Qualquer sociedade está estruturada por um conjunto significativo de instituições. De entre as mais importantes poder-se-iam destacar: a GNR, a PSP, as câmaras municipais, as juntas de freguesia, as escolas, os postos médicos, os bombeiros, a segurança social e as finanças, entre outras.
Cada instituição supõe um modelo de organização, que se configura a partir dos seus princípios e finalidades próprias. Este modelo varia tanto sincrónica como diacronicamente: sincronicamente na relação que uma determinada instituição mantém com outras instituições congéneres e diacronicamente ao longo da existência de uma mesma instituição.
Se sincronicamente nos são facilmente perceptíveis as diferenças que subjazem aos modelos institucionais que presidem à organização interna de uma câmara municipal relativamente à de uma corporação de bombeiros, diacronicamente essa percepção pode tornar-se um pouco mais difícil de vislumbrar.
Tomemos, a título de exemplo, a escola. Parece uma verdade incontornável que esta instituição sofreu ao longo dos tempos várias transformações no seu modelo de organização. Da escola dos nossos pais à escola dos nossos filhos surgiram mudanças tão significativas, que dificilmente passarão desapercebidas do comum da população portuguesa.
Para a percepção deste quadro evolutivo poder-se-ia considerar o 25 de Abril de 74. Se no passado vigorava uma pedagogia autoritária, alicerçada sobre a figura do professor déspota, no presente procurou-se adoptar uma pedagogia mais flexível, capaz de respeitar a figura do aluno. Se no passado o ensino favorecia a ideologia do Estado Novo, estruturada a partir das noções de estado, religião e família; agora, abandonando esse pendor, aceita o ideal das luzes como princípio norteador por excelência. E se no passado o professor era considerado como um templo de saber, agora adquire o papel de mediador, com vista a estabelecer a relação aluno-saber como eixo principal das aprendizagens.

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Propostas de trabalho:

1ª proposta: Tendo em consideração que existem dois grandes modelos institucionais, que se consubstanciam ora na sua natureza reguladora - como câmaras municipais, juntas de freguesia ou GNR - ora na sua natureza de solidariedade social - na qual englobamos todas as IPSS -, propomos-lhe que relate a sua experiência de vida relacionada com uma instituição de cada grupo, comparando-as quanto aos seus objectivos e finalidades. Nesta análise, poderia propor algumas alterações com vista a melhorar os seus modelos institucionais bem como a sua funcionalidade junto da população.

2ª proposta: Com base na sua experiência escolar, presente e passada, procure mostrar as diferenças que existem entre a escola tradicional e o Processo RVCC que frequenta. Nesta análise comparativa, assente nas suas experiências de vida, deverá mostrar a diferença que existe entre os dois modelos educacionais, na relação que os seguintes agentes guardam entre si: professor, aluno e saber.

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