domingo, 2 de novembro de 2008

NG4 - DR4 - Identidades e Patrimónios Culturais

Competência e critérios de evidência

Relacionar património comum da humanidade com interdependência e solidariedade

  1. Sou capaz de reflectir sobre as implicações sociais do património comum da humanidade.
  2. Sou capaz de discutir e avaliar o papel dos cidadãos no mundo actual: relações jurídicas no marco de integração supranacional e dimensão supranacional dos poderes do estado face aos cidadãos.
  3. Sou capaz de expressar e demonstrar respeito e solidariedade pelas diferentes identidades culturais.

O tema identidade e patrimónios culturais remete-nos para a questão da relatividade cultural. Pois, muitas são, com efeito, as identidades culturais, presentes internacionalmente na diversidade de países ou nacionalmente na diversidade de regiões; e, correlativamente muitos são também os patrimónios culturais directamente relacionados com as referidas identidades, nacionais ou globais.
Hoje, mais do que nunca, a questão da relatividade cultural tem-se perspectivado como uma forma de enriquecimento pessoal. Se abundam as agências de viagens, superabundam os turistas que procuram conhecer o melhor que cada país pode oferecer. A gastronomia, música, arquitectura, as lendas, as danças e os trajes regionais, as paisagens são um ponto de passagem obrigatório para cada turista.
É por isso que a preservação do património cultural tem-se constituído como uma prioridade absoluta, já que permite uma forte fonte de ingressos para cada país assim como a manutenção da identidade nacional.
Se são de louvar todas as políticas, nacionais e internacionais, que visam preservar o património cultural da humanidade, são igualmente de rejeitar todas as atitudes de vandalismo e desprezo pelo legado ancestral da humanidade. Deste modo, atitudes como a destruição das estátuas dos dois Budas esculpidos nas montanhas de Bamiyan, pelo regime taliban, são altamente condenáveis já que atentam contra a história e contra a identidade cultural de um povo, que se estrutura sempre entre na tensão que o presente histórico estabelece entre o seu passado e seu porvir.


Proposta de trabalho: Tendo em consideração as viagens que realizou e os locais que teve a oportunidade de visitar, demonstre a importância que atribui ao património cultural de cada país. Em Portugal ou no estrangeiro, quais foram os castelos, mosteiros, palácios, igrejas, capelas ou monumentos que mais o impressionaram? Quais foram as músicas ou cantares tradicionais, a gastronomia ou as lendas regionais que ainda hoje recorda com saudade? De que forma essas viagens contribuíram para a formação da sua personalidade? E porque é que é necessário respeitar todas as culturas e as suas manifestações culturais?

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