quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

NG3 - DR2 - Reconversões Profissionais e Organizacionais

Reconhecer os limites pessoais no desempenho profissional e seu questionamento à luz de uma cultura de rigor.
  1. Sou capaz de identificar e comparar criticamente dinâmicas organizacionais, isto é, diferentes estruturas laborais no local de trabalho?
  2. Sou capaz de compreender situações de postura ética profissional?
  3. Sou capaz de explorar o impacto de modelos organizacionais no desempenho profissional?

Vários são os modelos organizacionais em que assentam as empresas nacionais e internacionais.

Estes modelos organizativos têm influência directa no modo de funcionamento das mesmas, seja quanto ao seu índice de produtividade, seja quanto ao grau de satisfação dos seus trabalhadores.
A Psicologia social, na tentativa compreender os efeitos que os vários modelos organizacionais têm na vida das empresas e dos seus trabalhadores, procurou subordinadar o tema às redes de comunicação. Pois, se entre os grupos, a comunicação é um factor decisivo na determinação da sua estrutura e organização, de igual modo o tipo de comunicação que uma determinada a empresa adoptar terá influências directas no modo de relação que os seus trabalhadores mantêm entre si e com a direcção.
Divide-se comummente as formas de comunicação em redes centralizadas e descentralizadas.
As redes centralizadas polarizam a informação a partir de um indivíduo ou direcção que controla todo o grupo. Dentro desta forma de comunicação, destacam-se as redes em estrela e as redes em y. Caberia salientar que este tipo de redes são prerrogativa, quer de organizações militares, quer de fiscalização, já que toda a estrutura depende da decisão de um indivíduo ou de uma direcção que comanda todo o grupo.
As redes descentralizadas ou em circulo não estando constituídas a partir de um pólo centralizador, permitem que todos os indivíduos tenham acesso às informações. Esta rede de comunicação é típica de grupos informais (ex. grupo de amigos).
As redes de comunicação distinguem-se não só pelo grau de satisfação dos trabalhadores, mas também pelo índice de produtividade da empresa. Se uma rede centralizada permite altos índice de produção, em detrimento da satisfação laboral dos seus trabalhadores; pelo contrário uma rede descentralizada, não permitindo um elevado índice de produtividade, possibilita um significativo grau de satisfação de todos os trabalhadores.
Enquadrados ainda neste tema destacam-se os diversos tipos de liderança, já que estes são decisivos nas redes centralizadas em estrela ou em y.
No mundo empresarial, existem três tipos de tipos de liderança: a autoritária, a democrática e a permissiva.
A liderança autoritária supõe um líder que toma decisões unilateralmente sem conselho do grupo de trabalho. A liderança democrática supõe um líder que, preocupado com o seu grupo de trabalho e com o seu envolvimento com os objectivos da empresa, estabelece o diálogo como base das suas decisões. E a liderança permissiva supõe um líder que dá total autonomia ao seu grupo de trabalho. Se se analisam estes tipos de liderança, poderíamos afirmar que o índice de produção aumenta gradativamente do líder permissivo para líder autoritário e que o grau de satisfação é diametralmente oposto.

Proposta de trabalho:
Tendo em consideração o organigrama da sua empresa, analise-o, em primeiro lugar, quanto às virtualidades e defeitos da sua estrutura hierárquica, e das redes de comunicação e formas de autoridade adoptadas; depois, com base na sua análise, compare criticamente a sua estrutura organizacional com outra realidade empresarial do seu conhecimento; e, finalmente, procure propor um modelo organizacional mais humano, polarizado não só pelo índice de produtividade mas também pelo grau de satisfação dos seus trabalhadores.

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