quinta-feira, 28 de agosto de 2008

NG6 - DR1 - Tolerância e Diversidade


Competência e critérios de evidência

Identificar exigências de tolerância e actuar em conformidade.
...1. Sou capaz de identificar valores democráticos?
...2. Sou capaz de compreender a importância da tolerância?
...3. Sou capaz de demonstrar capacidade de aceitação de diferentes formas de estar?


Na ética levinasiana, como pontualizámos, o outro homem, sendo primeiro relativamente ao eu, constitui-se como eixo da moralidade, de tal forma que toda a acção só se torna moralmente aceite se tiver por base a atenção e o cuidado ao próximo.
Todavia, quotidianamente, somos confrontados com um conjunto de acções contrárias à ordem ética, sobretudo no que respeita ao mau trato infringido às crianças e aos idosos.
Mas, se nestes os abusos estão à margem da moralidade, não o deixam de estar igualmente todas aquelas acções que colocam cada homem acima dos demais.
Consciente ou inconscientemente, tomamos o «princípio da identidade» como princípio norteador das nossas existências. Com efeito, identificamo-nos mais facilmente com todos aqueles que têm a mesma forma de pensar ou de sentir, com aqueles que fazem parte da nossa cor futebolística, do nosso credo ou grupo religioso, que com aqueles que estão para além da nossa identidade, com os quais nos distanciamos, criando todo o tipo de preconceitos.
Ante este desrespeito pela alteridade irrompe o conceito e a realidade da tolerância, contundentemente expressa na máxima «todos diferentes, todos iguais». Sendo todos os homens iguais na sua diferença, todos devem ser igualmente respeitados. E o respeito à diferença do outro exige como correlativo o respeito à minha própria identidade.
Proposta de Trabalho:
No seio da família, com os amigos, no bairro e no condomínio, em que situações demonstrei capacidade de aceitação e tolerância ante diferentes formas de ser e de estar? E de que forma é que essa aceitação permitiu a construção de um mundo mais humano, onde os valores da igualdade e da dignidade permitiram a construção de um mundo isento de preconceitos e exclusões sociais?

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