Competência e critérios de evidência
Participar activamente em instituições deliberativas de escala diversa.
- Sou capaz de identificar diferentes escalas institucionais?
- Sou capaz de compreender múltiplos mecanismos deliberativos?
- Sou capaz de explorar a disponibilidade para participar em projectos diversificados?
Com esta metodologia, procuramos oferecer uma leitura mais pormenorizada desta competência, ao mesmo tempo que possibilitamos a análise conjunta e integrada de vários temas do Refencial-NS: Associativismo e movimentos colectivos (CP/NG2/DR3), Mecanismos deliberativos (CP/NG7/DR3) e Projectos colectivos (CP/NG8/DR3).
Dentro deste quadro metodológico, consideramos que participação activa na vida associativa, mormente a que decorre do vínculo aos seus órgãos dirigentes, permite a aquisição progressiva de um conjunto de conhecimentos essenciais ao funcionamento das associações. Aquisição que ao pressupor a utilização correcta da língua portuguesa - quer na defesa dos projectos associativos, sujeitos ao escrutínio dos associados, quer no diálogo institucional com outras instituições - possibilita a materialização da referida competência.
Proposta de trabalho: Dentro do mundo associativo, para materializar os projectos de uma determinada associação, existem múltiplos mecanismos deliberativos. A "eleição dos órgãos dirigentes", a "votação das actividades em assembleia-geral" e as "relações institucionais com a Câmara Municipal, Junta de Freguesia e GNR", enquanto exemplos, apresentam-se como pontos de partida para a desocultação das suas experiências de vida. Deste modo, procure evidenciar os aspectos da sua vida associativa que, na qualidade de membro dos seus órgãos dirigentes, demonstrem que é possuidor da competência em análise.
Sem comentários:
Enviar um comentário