Identificar constrangimentos à construção de dinâmicas associativas e actuar criticamente face a esses obstáculos
- Sou capaz de identificar diferentes tipos de opinião dentro da minha associação ante um determinado projecto?
- Sou capaz de compreender os factores que impedem a mobilização associativa e as formas de os ultrapassar? (fraca mobilização associativa e rigidez institucional).
- Sou capaz de explorar as formas de dinamização de colectivos distintos?
Toda a pessoa tem direito à liberdade de reunião e de associação pacíficas.
Proposta de trabalho: As associações têm sofrido nos últimos anos um revés significativo no número dos seus associados. Muitos são os factores que têm sido apontados para justificar este fenómeno. Os binómios (1) recessão económica versus incapacidade de pagar as cotas, (2) precariedade dos empregos versus escassez de tempo e (3) rigidez dos órgãos dirigentes versus desmobilização associativa são a este propósito factores que não nos podem deixar indiferentes. Tendo em consideração o que acabamos de referir, indique os problemas que afectam a sua associação e aquilo que pode ser feito para poder minimizá-los.
***
Nota Final: A realidade associativa, ao constituir-se como mínimo dominador dos NG's 2, 7 e 8, permite-nos interpretá-los de forma conjunta, dado que são expressões de uma mesma realidade multifacetada, passível de ser analisada de diversas perspectivas. Ao partirmos deste pressuposto, propomos-lhe que trabalhe de forma conjunta os seguintes temas:
- Associativismo e movimentos colectivos (CP-NG2-DR3);
- Mecanismos deliberativos (CP-NG7-DR3);
- Projectos colectivos (CP-NG8-DR3).
Sem comentários:
Enviar um comentário