quarta-feira, 8 de outubro de 2008

NG8 - DR3 - Projectos colectivos

Competência e critérios de evidência

Conceber, desenvolver e cooperar em projectos colectivos.

  1. Sou capaz de identificar projectos colectivos?
  2. Sou capaz de planificar estratégias de desenvolvimento de projectos?
  3. Sou capaz de cooperar em contextos não formais e não directivos?

O vocábulo projecto supõe, etimologicamente, a materialização de uma ideia presente num tempo futuro. É por isso um antecipar. Um antecipar consciente de uma ideia. Nesta antecipação, o passado está necessariamente imbricado no futuro, já que o futuro tem a sua base ontológica no tempo presente e este no passado. Nesta sucessão temporal, nascem e perecem os sonhos, e fazem-se e refazem-se os homens. É assim que as nossas experiências felizes passadas procuram renovar-se no futuro e que os nossos projectos, individuais ou colectivos, desejam ser uma porta aberta para a nossa realização humana.

***

Os projectos colectivos fazem parte integrante das dinâmicas associativas, dado que deles depende a sua estrutura e organização, expressa na prossecução dos seus objectivos e finalidades próprias. Não estranha, pois, que se estabeleçam como pólos norteadores da vida associativa na programação e realização das suas actividades.
Se é verdade que esta competência está mais próxima dos órgãos dirigentes, em virtude das exigências que lhes são inerentes na programação periódica das actividades, não deixa de ser igualmente verdade que todos os associados, de uma forma ou de outra, estão co-implicados na vida associativa e nos projectos da sua associação. Se temos em consideração que a realidade associativa tem a sua essência e razão de ser na satisfação das necessidades de todos os seus associados, então qualquer associado, independentemente de pertencer à sua estrutura directiva, desde que tenha proposto um projecto associativo devidamente fundamentado e estruturado, demonstra possuir a competência em análise.


Proposta de Trabalho: Dentro do mundo associativo, a capacidade de conceber, desenvolver e cooperar em projectos colectivos, poder-se-ia percepcionar em vários aspectos. Primeiro, na qualidade de sócio-fundador, dado que a criação da própria associação constitui o primeiro testemunho da referida capacidade. E, depois, na participação nos órgãos dirigentes, já que esta supõe a concepção de determinados projectos e actividades associativas. Neste sentido, identifique e descreva os projectos em que esteve ou está inserido inserido.

Sem comentários: